Seguro Fiança Locatícia – Aluguel, Locação, Locatício

seguro fiancaVocê já deve ter tido problemas na hora de augar um imóvel, seja você o proprietário, o locatário ou da imobiliária. O principal deles sempre é falta de Fiador ou Avalista. É para isso que foi criado o seguro fiança, também conhecido como seguro fiança locatícia, seguo aluguel ou seguro locatício. Diferente de um seguro de carro, este serviço substitui o avalista ou fiador de um contrato de locação e o proprietário tem garantia de que vai receber os valores previstos em contrato, mesmo que seu inquilino deixe de pagar por qualquer motivo. Claro que, assim como qualquer outro tipo de seguro, o seguro fiança sujeita o locatário a uma análise de crédito, consulta CPF, enfim, toma suas precauções para não vender o seguro locatício a alguém que não tem condições de manter o aluguel contratual.

Seguro Fianca – O que ele cobre?

O seguro locaticio cobre todas as despesas envolvendo o imóvel e o contrato de locação como: aluguel, taxa de condomínio, água, luz, gás, além de todas as custas judiciais em caso de um processo judicial ou ação de despejo. Ele é feito mediante a aprovação que mede o potencial de risco do locatário não pagar. Isso envolve o salário do futuro inquilino, bem como seu perfil que é analisado pela empresa de seguro locação. As vantagens são muitas, tanto para o proprietário, quanto para o inquilino. O proprietário tem mais rapidez no pagamento do aluguel, não ficam a mercê de fiadores de profissão que muitas vezes são golpistas e tem seus bens assegurados. Já o inquilino não tem que sair buscando um fiador, agiliza o fechamento do contrato e não precisa dar cheque caução. Além disso, o seguro locatício é parcelável e custa muito pouco perante o benefício.

Seguro Fianca – Documentos necessários

Para contratar um seguro locatício, o locatário deve ser maior de 18 anos, e ter em mão CPF, RG (carteira de identidade), últimos recibos de aluguéis antigos, carteira profissional (pode ser xerox), recibos de pagamento (holerites). Isto prova a idoneidade da pessoa perante a empresa. Caso quem procure o seguro fiança for um autônomo, empresário, ou trabalhador liberal, são necessários alguns outros documentos.