Seguro de carro – Valor, Comparativos, Planos

seguro de carroToda vez, na hora de fazer ou renovar um seguro de carro, bate aquela dor no coração. Começamos a pensar se esse serviço vale mesmo a pena, ou se compensa esperar algo acontecer para gastar dinheiro. Acredito que, se você já sofreu algum tipo de acidente, concorda que é muito importante ter um seguro do carro. Atualmente, as corretoras oferecem planos que fazem tudo pra você não ter a menor dore de cabeça, e continuar sua vida normalmente. Colocamos nos parágrafos a seguir alguns pontos importantes que você deve observar antes de fechar qualquer negócio, além de ensinar como deve calcular o valor e onde encontrar as melhores cotações. Ah! Também tem dicas de como baratear os valores dos planos.

Seguro de carro – Por que ter um?

Pagamos o seguro de carro para não usá-lo. A última coisa que alguém quer é colidir o veículo, ainda mais se tiver outros compromissos e afazeres. É aquela dor de cabeça! Entretanto, estamos constantemente expostos a perigos no trânsito e nunca sabemos quando algo vai acontecer. Com o aumento do número de carros nas ruas, as colisões são mais frequentes. Por isso é importante termos nosso veículo segurado. Numa ocasião dessas, por exemplo, basta acionar o seguro  que imediatamente envia guincho, socorro, mecânico e até um carro reserva, se for preciso. Claro que isso depende do seu plano de seguro.

Outra grande vantagem é a cobertura de terceiros. Suponha que se envolveu num acidente com uma moto, e o piloto se machucou. O seguro paga o concerto do seu veículo, da moto, todos os tratamentos médicos envolvidos e, se necessário, até os dias que o motoqueiro ficou sem trabalhar. Vantajoso ou não?

Seguro de carro – Simulador de Valor

Agora você está se perguntando: “Nossa, quanto deve custar esse serviço?”. Pois bem. Para simular o valor do seguro do seu carro, precisa levar em conta uma porção de fatores. Falando do carro, temos: modelo do carro, ano de fabricação, itens de série e opcionais, valor do veículo, índice de furto do modelo, entre outros. Falando do condutor, temos: idade do condutor, sexo, perfil, quem mais dirige o carro, se existem pontos na carteira, entre outros. Quanto ao lugar onde vai ficar o veículo: se é protegido, coberto, seguro, se é garagem particular, coletiva, se dorme na rua, entre outros.

Toda essa quantidade de fatores devem ser consideradas na hora de fazer um seguro de carro. Se souber lidar com isso, pode baratear o custo do plano e economizar uma boa grana. Você pode fazer uma simulação bem precisa em site como o do Banco do Brasil, HSBC, Banco Cacique, Allianz, etc.

Se tiver dúvida quanto ao valor de mercado do seu carro, de uma olhadinha na Tabela Fipe.

Seguro de carro –  Dicas para baratear o plano

Idade é um fator muito importante em seguro de carro. Quanto mais jovem e novo de carta você for, mais caro é o seguro. O Sexo também influencia: mulheres pagam muito menos que os homens em qualquer asseguradora. Talvez por serem mais cautelosas.

Ter uma garagem para guardar seu carro ajuda muito. Se for coberta, melhor ainda. O valor pode cair até 10%. A tecnologia também te ajuda nessa parte. Instalar alarmes, travas e dispositivos de localização e rastreamento derrubam os preços do seguro.

Seguro de carro – Cotação

O padrão das asseguradoras é pagar um valor para adesão ou uma taxa inicial. Algumas vezes essa taxa não é cobrada ou é diluída na mensalidade. Os seguros para carro são renovados anualmente, e a taxa deve ser paga novamente, com reajuste cabível. Cabe analisar se é mais vantajoso pagar à vista com desconto, ou o valor integral à prazo.

As principais empresas que realizam a cotação são: Allianz, Bradesco Seguros, Mapfre, Zurich Minas Brasil, Sulamérica e Santander Seguros.

Espero que tenha esclarecido alguma dúvidas e consiga encontrar qual o seguro de carro perfeito para você!