Portabilidade de Financiamento | Simulador, Regras, Crédito

portabilidade de financiamentoPara aqueles que achavam que portabilidade era um termo somente aplicado a aparelhos celulares e operadoras de telefonia móvel, agora se tornou conhecido o termo portabilidade de financiamento. O nome ainda é incomum, mas a ideia que ele expressa não é tão difícil de ser interpretada. Essa é uma operação que foi legalizada há cerca de seis anos, que permite que uma pessoa que fez um financiamento em um banco, seja Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Santander, ou qualquer outro banco que financie, faça a portabilidade de financiamento para outra instituição bancária, diferente da original, totalmente grátis. Essa se tornou uma saída para aqueles que começaram a sofrer com os juros elevados e tarifas bancárias abusivas. Aprenda mais sobre as regras da portabilidade de financiamento.

REGRAS PORTABILIDADE DE FINANCIAMENTO

A princípio, podemos dizer que o termo portabilidade de financiamento é constantemente confundido com o termo portabilidade de crédito. Na verdade, eles tem significados muito parecidos, mas com algumas particularidades distintas. O motivo para que poucas pessoas conheçam a portabilidade de financiamento, é que ela nunca foi divulgada por nenhum banco, com medo de perder clientes para os outros. Mesmo sendo uma operação gratuita, todos os clientes e consumidores que quiserem fazê-la devem estar atentos a possíveis tarifas que os bancos possam cobrar, sem serem necessárias. Exija e analise todas as informações contratuais do banco para onde pretende mover seu crédito.

Outra pergunta comum é: mas quem paga a dívida para que o banco me libere para fazer a portabilidade de financiamento? Na verdade, o banco para o qual você está indo quita a sua dívida e assim, automaticamente, você passa a dever ao novo banco, mas agora com novas taxas de juros. Importantíssimo que não é permitido cobrar o IOF nessas operações. A portabilidade de financiamento é válida para financiamento de vários bens, como imóveis, carros, motos, bens, automóveis) e o cliente não é obrigado a ser ou se tornar correntista do novo banco.

SIMULADOR PORTABILIDADE FINANCIAMENTO

Mesmo não havendo a divulgação e o incentivo dos bancos para a portabilidade de financiamento, existem alguns sites que podem realizar a simulação de financiamento, mesmo que este seja uma portabilidade que está sendo realizada. O próprio simulador de financiamento Caixa pode ser útil nesse caso. Um ponto que deve ser muito analisado por quem pretende fazer uma portabilidade de financiamento de imóvel financiado é que, os custos gerados no cartório são calculados com base no valer que se deve. Isso pode fazer a operação não valer a pena.

O primeiro passo para você que decidiu correr atrás da portabilidade de financiamento é ir até o banco que está praticando as melhores taxas de juros na sua opinião e conversar com um atendente, de preferência um gerente. Ele poderá te orientar e dizer se o novo banco aceita sua dívida. Assim sendo, vocês negociam todas as novas taxas, com base no valor restante para quitação, e fazem a operação.