O que é Portabilidade de Crédito, Dicas, Como fazer

portabilidade de créditoA Portabilidade de Crédito é uma espécie de manobra que permite ao cliente mudar de instituição financeira mesmo que tenha contratado um crédito e ainda não tenha quitado. No caso, a Portabilidade de Crédito também pode ser conhecida como portabilidade de financiamento. A vantagem nisso é que o cliente pode transferir gratuitamente sua dívida para outro banco, que tenha taxas de juros mais baratas e acessíveis, e continuar pagando seu financiamento normalmente. A Portabilidade de Crédito foi divulgada há pouco tempo pela televisão, apesar de já existir há alguns anos. Talvez para que os endividados não trocassem de banco e continuassem pagando juros absurdos, já que essa é a principal fonte de lucro dos bancos. A verdade é que nenhum banco, nem mesmo o Banco Central, tinha interesse que a Portabilidade de Crédito  fosse divulgada e estimulada.

Como fazer Portabilidade de Crédito

 Para fazer a Portabilidade de Crédito é necessário pesquisar as taxas de juros e financiamento para imóveis, automóveis, veículos e outros bens, em diversos bancos. Assim que encontrar um banco que tenha uma taxa de juros adequada e que você ache justa, diga ao atendente de conta que tem vontade de transferir seu crédito, ou de fazer a Portabilidade de Crédito esse novo banco. O atendente vai pedir para que preencha alguns documentos, e leve ao banco de origem do débito. Fique atento para a cobrança de taxas na hora de fazer a Portabilidade de Crédito pois não é permitido cobrar IOF, entre outras.

Taxas de juros portabilidade de crédito

Por que ficou tão interessante fazer uma Portabilidade de Crédito? Você deve ter ouvido falar na queda de juros dos bancos que foi determinada pelo Banco Central. Com isso, a concorrência entre as instituições bancárias como Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, HSBC, Caixa Econômica Federal, entre outros, aumentou muito e apareceram boas oportunidades de portabilidade de financiamento ou de crédito.