Regras da ABNT – Normas para trabalhos e monografias

regras normas abntAs regras da ABNT são necessidade de todos aqueles que encontram-se estudando em escolas, colégios, faculdades e universidades. Isto porque as normas da ABNT precisam ser seguidas na hora de fazer trabalhos e monografias.

Para quem não sabe, ABNT significa Associação Brasileira de Normas Técnicas e é responsável pela normatização técnica em todo o Brasil. Foi fundada em 1940 e é uma organização privada e sem fins lucrativos. Suas normas são base para todo o desenvolvimento tecnológico. O órgão é o único representante do Brasil en instituições internacionais como Organização Internacional para Padronização (ISO) e a Comissão Eletrotécnica Internacional. É reconhecida como único Foro Nacional de Normatização através da resolução nº 07 do CONMETRO, de 24/08/1992.

A busca pelo manual das regras e normas da ABNT é grande. Alguns como este arquivo PDF certamente será útil no momento de passar a conferir o seu trabalho acadêmico.

Logo, a partir do momento que se segue as normas impostas pelas regras da ABNT, o trabalho encontra-se adequado para ser entregue, exposto ou até mesmo publicado pela escola ou faculdade.

Regras da ABNT – Normatização e seus benefícios

Normatização é a atividade que estabelece utilizações comuns a determinados problemas, existentes ou potenciais, visando à ordem em certos contextos. Ela beneficia a economia, comunicação, segurança, consumidores, além de eliminar barreiras técnicas e comerciais. Na vida acadêmica, não é possível caminhar sem se deparar com as regras da ABNT, portanto, necessitamos entende-la para utiliza-la mais facilmente.

Normas da ABNT trabalhos

Ao realizarmos um trabalho acadêmico, antes de entrega-lo, é preciso formata-lo segundo as normas da ABNT. Isso nem sempre é fácil, mas com o passar do tempo você acaba pegando a prática. Separamos algumas dicas mais importantes para a formatação de um trabalho:

Regras ABNT para capa

Utilize fonte Arial ou Times Nem Roman;
A capa deve ser centralizada;
Utilize o tamanho de fonte 18/16;
Deve conter o nome da instituição de ensino, o nome do autor, o título do trabalho e a cidade e ou ano de produção, respectivamente.

Regras ABNT para o corpo do trabalho

Utilize a fonte Arial ou Times New Roman;
O título de cada tópico deve ser em negrito;
Utilize o tamanho de fonte 12;
O texto deve estar sempre justificado;
Espaçamento entrelinhas deve ser de 1,5.

Dando acabamento ao trabalho…

Coloque as referências que utilizou no final do trabalho;
Sumário/índice deixam o trabalho mais organizado e prático;
Folha de rosto e resumo (abstract) são essenciais.
Com essas dicas, você conseguirá iniciar um bom trabalho, seja para a escola ou para o curso superior. Caso precise de ajuda para regras ortográficas, baixe o Dicionário Aurélio nova gramática.

Como fazer citação – normas ABNT

É sempre importante que as regras da ABNT sejam revisadas antes de o trabalho ser entregue ao professor ou publicado. Trabalhos escolares e monografias precisam estar sempre seguindo as normas da ABNT.

Fique ligado para as próximas dicas que ensinarão como fazer citação no seu texto, deixando-o mais elaborado e com valor científico. Principais dicas no próximo post!