INSS Beneficio – Consulta, extrato, pagamento e revisão

consulta inss beneficioAntes de falar especificamente sobre o INSS beneficio é preciso entender algumas outras coisas. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) recebe contribuições para a realização da manutenção do Regime Geral da Previdência Social que por vez trata-se de um seguro social que, mediante contribuição previdenciária, fornece subsistência ao trabalhador. A Previdência Social, no caso, é gerida pelo Ministério da Previdência Social. O INSS acaba sendo responsável pelo pagamento de auxílios como aposentadoria, pensão por morte, auxílio doença, auxílio acidente e outros.

Consulta INSS Beneficio

O INSS disponibiliza diversas classes de benefícios aos trabalhadores que encontram-se devidamente registrados através da carteira de trabalho. A Previdência Social através do INSS oferece doze tipos de benefícios previdenciários, um tipo de benefício assistencial e outros dois serviços previdenciários. Benefícios são diferentes de serviços porque são monetários (remuneração) e os assistenciais previdenciários porque, neste caso, não importa ser ou não contribuinte. Confira logo abaixo as principais categorias de benefícios e o valor em dinheiro concebido através deles.

Aposentadoria por idade – Trabalhadores urbanos com 65 anos (homens) ou 60 anos de idade (mulheres) têm direito ao benefício, enquanto o trabalhador rural pode pedir aposentadoria com 5 anos a menos: 60 anos (homens) e 55 anos (mulheres). Para solicitar os beneficios, trabalhadores urbanos que foram inscritos a partir de 25 de julho de 1991 precisam apresentar comprovantes de 180 contribuições mensais, enquanto trabalhadores rurais precisam provar 180 meses de trabalho no campo (MPAs).

Aposentadoria por invalidez – Este benefício apenas é concedido a trabalhadores que sofreram algum tipo de acidente ou possuem doença. No entanto é necessário ser considerado como incapacitado pela perícia médica da Previdência Social, uma vez que incapaz o trabalhador não consegue exercer atividades remuneradas ou qualquer outro serviço do qual sua família depende para sobreviver.

Aposentadoria por tempo de contribuição – Este tipo de benefício pode ser integral ou proporcional. No caso da integral o trabalhador deve comprovar no mínimo 35 anos de trabalho (sexo masculino) ou 30 anos de trabalho (sexo feminino).

Aposentadoria especial – benefício exclusivo aos segurados que trabalharam em condições prejudiciais à saúde ou integridade física. Para ter direito ao benefício o trabalhador precisa comprovar o tempo de trabalho e a exposição direta aos fatores químicos, biológicos, físicos ou associação de agentes prejudiciais no período determinado para a concessão do beneficio – 15, 20 ou 25 anos.

Auxílio doença – viabilizado aos assegurados que ficarem impossibilitados por mais de 15 dias seguidos devido a doença ou acidente. Quando trata-se de carteira assinada os 15 primeiros dias são pagos pelo próprio empregador e a partir de 16 dias afastado do trabalho a Previdência Social passa a pagar o benefício. No caso de contribuinte individual ou autônomo o INSS beneficio paga todo o período de afastamento desde que o segurado faça a requisição. O número de meses do afastamento será definido pela própria perícia do INSS.

Auxílio acidente – Pago aos trabalhadores que sofrem algum tipo de acidente e ficam sequelados, com suas capacidades de trabalho reduzidas. Têm direito a benefício os trabalhadores empregados, trabalhadores avulsos e segurador especial. Empregado doméstico (ou empregada doméstica), contribuinte individual e contribuinte facultativo não têm direito a este benefício (MPAS).

Auxílio reclusão – Os dependentes do segurado que for preso podem receber o auxilio reclusao durante todo o período que este permanecer na cadeia.

Pensão por morte – Este benefício é pago à família do trabalhador segurado quando este morre (falecimento). Não existe tempo mínimo de contribuição para a concessão deste benefício mas é preciso que a morte tenha ocorrido enquanto o falecido ainda apresentava-se como segurado.

Salário maternidade – As trabalhadoras mulheres que contribuem para a Previdência Social e estiverem grávidas têm direito de receber o salário maternidade durante os 120 dias que ficam afastadas do emprego por conta do parto. O mesmo vale para mães adotivas.

Salário família – Este benefício foi criado para complementar a renda familiar. O benefício é pago a trabalhadores com salário de até R$ 810,18 e que possuam filhos de até 14 anos frequentando a escola regularmente. O dinheiro tem a finalidade de auxiliar no sustento dos filhos.

Extrato beneficio INSS – Correção e revisão

Para ter acesso ao extrato de pagamentos dos benefícios do INSS basta estar na internet e acessar o link dataprev.gov.br/cws/contexto/hiscre/index.html para, então, depois de conferir o resultado, pensar sobre uma possível correção ou mesmo revisão deste INSS beneficio.

Consulta Beneficio INSS – Agendamento

O agendamento na Previdência Social pode ser realizado tanto por telefone como pelo atendimento eletrônico na internet. Durante todo o processo você será auxiliado no agendamento inss, tal como a apresentação de documentos para fazer a retirada e então receber o benefício.