Download livros grátis – Relações Públicas e Micropolítica

download livros gratisPara comprar livros online, ou fazer o download livros grátis sempre compare os preços entre uma loja de livros e outra. É possível encontrar boas variações. Leve em conta o frete e a demora de entrega. Aqui um pequeno resumo do capítulo 5 do livro de Roberto Porto Simões: Relações Públicas e Micropolítica. O livro é muito bom e é leitura obrigatória para os estudantes de Relações Públicas. Veja como fazer o download livros grátis.

Download livros grátis

O nome do capítulo 5 é: As disciplinas Relações Públicas e Micropolítica: aproximações e distanciamentos.

O autor discorre sobre a função política da atividade de Relações Públicas, que, apesar de bem conceituada, não acontece comumente na prática. Segundo ele, a comunidade de Relações Públicas é condicionada a crer que suas atividades tangem somente a comunicação, bloqueando as ciências políticas e a gestão das relações de poder. Para apoiar suas ideias, Simões aborda os conceitos do termo política, e que recebe conotações equivocadas na maioria das vezes, estando ligada somente à política partidária do Estado. Ele aponta sutilmente a falta da consciência de que a política permeia todas as relações humanas, por menores que sejam (daí o termo micropolítica, relacionado à angular de atuação), mas que de alguma forma afetam o que é público, estudando e alinhando interesses conflitantes, de maneira satisfatória às partes envolvidas. Nesse ponto destaca-se a importância da ciência política para a compreensão das relações de poder, tanto na sociedade, quanto nas organizações.

Para o autor, a divergência entre os objetivos da organização e dos objetivos pessoais dos colaboradores possibilita a formação de conflitos e isto se deve à má gestão da política organizacional, atividade de Relações Públicas. Acerca disto, conclui: “[…] a organização deve ser enfocada e compreendida como sistema político.”.

Após mostrar as diferentes formas de angulação e abordagem da micropolítica, Simões aprofunda este conceito, relacionado por vezes à microeconomia, e descreve quais são as funções do profissional de Relações Públicas interligadas a ele. Através de um quadro, compara Processos e Programas sob a visão da micropolítica e das Relações Públicas. O autor finaliza retomando o conceito de comunicação, dizendo que o exercício do poder deve ser a essência do trabalho, enquanto a comunicação cuida da aparência, sendo prioritariamente um meio para outros fins.