Controle de pragas – Como controlar pragas?

controle de pragasConstantemente vemos nossa casa infestada por pragas urbanas e não sabemos como fazer o controle de pragas. Em determinadas vezes, parece que estamos no meio das pragas do egito, responsáveis por aterrorizar a população daquela época. Exterminar pragas ou fazer a dedetização (ou detetização?) nem sempre é tarefa fácil, mas temos algumas dicas que podem te ajudar, utilizando coisas que provavelmente você tem em casa.

Controle de pragas – omo matar baratas

Para exterminar baratas, não é necessário o uso de inseticidas que fazem mal à saúde. Pode ser usado álcool comum. Basta jogar uma quantidade boa em cima do inseto. Ela morre na hora e o álcool é rapidamente evaporado e fácil de limpar. Um inseticida não mata instantaneamente e somos obrigados a esmaga-la quando está tonta. O álcool é mais eficiente para matar baratas.

Como matar aranhas e traças

As pequenas e tão detestadas traças gostam de lugares úmidos e escuros. As aranhas também preferem se instalar em lugares pouco utilizados e protegidos. Ambas são intolerantes à cânfora. Basta espalhar pequenas pedras de cânfora nos armários, gavetas, guarda-roupas e até dentro de interruptores, se possível. Isso vai espantar as invasoras rapidamente e cria uma proteção que chega a durar um ano. Se os insetos se atreverem em outros locais, coloque as pedrinhas também. Caso não seja possível este tipo de controle de pragas, dilua algumas pedrinha no álcool, de um dia para o outro, e borrife nos respectivos locais.

Espantar Mosquitos

Nada mais desagradável do que mosquitos rodeando enquanto fazemos uma refeição. Geralmente, durante churrascos, eles sempre aparecem devido ao cheiro da carne. Mosquitos não gostam de fumaças com essências, por tanto qualquer tipo de incenso, principalmente o de citronela, que é um repelente natural, ajudam a mantê-los distantes.
Mais eficaz ainda é a essência de eucalipto pronta para queimar, que é encontrada em casas agrícolas e casas de incenso. Basta queimar um pouco para espantar todos! Além de tudo, não abro mão da raquete elétrica e do mata moscas.

Matar Carrapatos – controle de pragas

Cansado de gastar com produtos que prometem matar esses bichos e não adiantam? Use chá de alecrim! Faça uma quantidade boa e guarde em uma garrafa, sempre que necessário, borrife em seus animais e no chão, paredes, enfim, onde os carrapatos estiverem aparecendo. O cheiro vai deixa-los atordoados e fica fácil pegá-los, pois vão começar a cair dos animais. Depois de caçá-los é só matar e dar fim.

Matar ratos sem usar veneno

Uma técnica utilizada para matar ratos – e exterminar roedores em geral – é uma mistura feita de medidas iguais de queijo ralado, fubá e cimento branco. Basta misturar estes ingredientes e depois espalhar a porção já misturada nos locais que julgar interessante.

Dedetização ou detetização?

Apesar de ouvirmos muitas pessoas falando sobre detetização, o certo perante a nossa gramática é dedetização. Muitas vezes o controle de pragas é eficiente através da dedetização. Existem muitas dedetizadoras (e não detetizadoras como também costumam falar) especializadas em exterminar cupim, ratos, baratas, formigas, pombos, pombas, moscas, pulgas, escorpião, aranhas, traças, brocas e áracos. Uma boa opção para o controle de pragas.

Limpar Mofo e bolor

Para limpar o mofo que já existe, você pode esfregar um pano com álcool e querosene. Eles sairão facilmente. Depois disso, para evitar que mais se forme coloque potinhos com cal dentro do armário. Se possível, espalhe um pouco pelos cantos e fique sempre de olho, caso precise trocar.