Baleia encalhada em Florianópolis

Você já deve ter se perguntado por que as baleias insistem em encalhar, ao invés de ficar nas águas fundas fazendo coisas de baleia. O que acontece na verdade é que, em 80% dos casos, as baleias já encalham mortas. Ao morrerem próximas ao litoral, a maré acaba levando-as as praias. Quando as baleias encalham vivas, geralmente estão doentes e acabam se deixando levar pelas correntes, entretanto, existem casos de desorientação, causados por choques com embarcações ou por redes de pesca.

baleia encalhada

Grupos de baleias encalham na praia

Vemos às vezes grupos de baleias encalhadas e pensamos: “será um suicídio em massa?” O que acontece nesse caso é que o líder do grupo se desorienta e leva todo o resto atrás. Isso acontece apenas com espécies que vivem em bando. Encalhes em grupo são muito comuns na Nova Zelândia. Caso o líder esteja doente e seja carregado até o litoral, o grupo segue-o da mesma maneira.

Baleia encalhada em Santa Catarina

No caso de Florianópolis, é uma baleia Franca e parece estar viva, pelo menos por enquanto.

Sonhar com baleia

A título de curiosidade achamos interessante citar o que significa sonhar com baleia. Afinal de contas, todos nós temos sonhos e hora ou outra este pode ser um sonho com baleia. Seguindo nossas pesquisas, este tipo de lembrança significa:

Energias redobradas para enfrentar a luta da vida, os problemas.
Força e confiança no futuro.
Esquecer o pessimismo e pensar com fé.

Fonte: Livro dos Sonhos