pericia inssA pericia INSS é a perícia média é realizada com o objetivo de verificar a incapacidade laborativa consequente a traumas ou doenças para a concessão de benefícios por incapacidade, confirmação de invalidez para a concessão de benefícios assistenciais, verificação do equadramento da doença que o examinado é portador em várias situações de direito aos benefícios fiscais – como isenção de pagamento de imposto de renda para aposentados. Quando se trata de perícia médica do INSS a relação entre o médico e o segurado é diferente da relação normal entre um médico e o seu paciente, até porque no caso do assegurado não será preciso diagnosticar doenças ou mesmo passar tratamentos. O médico do INSS irá analisar as situações e, de acordo com o resultado, irá relacionar uma ou mais ao trabalho do segurado. Além da atuação mais conhecida, o perito também analisa os pedidos de aposentadoria especial – isso exige dele ser formado em medicina do trabalho – e outras atividades como visitação do segurado em casa (visitação em domicílio) quando for impossível o deslocamento do mesmo até uma agência da Previdência Social quanto à realização do exame médico pericial, vistoria de empresas para a confirmação do nexo técnico e para fins de constatação de aposentadoria especial, visitar o segurado no hospital, caso o mesmo encontre-se internado, para a realização do exame pericial, participação como médico perito assistente do INSS em exames periciais de segurados quando o orgão é réu, fazer exames em empresas conveniadas à Previdência Social.

Marcar pericia INSS – Como agendar a perícia médica

O agendamento da pericia INSS é feito logo após o requerimento do auxílio-doença ter sido realizado. Nesta etapa você deverá escolher a unidade da Previdência Social onde deseja passar pelo exame médico-pericial.

É importante lembrar que para efetuar o requerimento você deverá informar os seguintes dados: NIT (Número de Identificação do Trabalhador – PIS, PASEP, CICI), nome completo do requerente, assim como o nome completo da mãe do requerente. Além disso também é necessário informar a categoria do trabalhador, se contribuinte individual, facultativo, trabalhador avulso, segurado especial (trabalhador rural), empregado(a) doméstico(a), empregado(a) e desempregado(a). Dados como a data do último dia de trabalho no caso do(a) empregado(a), CID constante do atestado médico que gerou o afastamento e CNPJ da Empresa, CPF e nome do empregador no caso de empregado(a) doméstico(a). É de extrema importância lembrá-lo de se certificar que o seu endereço atual seja o mesmo que consta no cadastro da Previdência Social. Para isso, ligue para a Central 135 e faça a atualização do seu cadastro antes de solicitar o benefício, pois todos os documentos referentes a este requerimento serão enviados no endereço cadastral que conta nos bancos de dados do INSS.

Para marcar a pericia INSS acesse esta página e clique em “requerimento”.

Resultado pericia INSS

Para consultar o laudo do resultado pericia INSS basta acessar o site da Previdência Social para visualizar o que o médico diagnosticou em sua pericia medica. Você tem acesso a estas informações no site www.previdencia.gov.br ou www.previdenciasocial.gov.br

INSS Beneficio – Consulta beneficio da Previdência Social

Na maior parte das vezes os benefícios são aposentadoria especial ou invalidez, auxílio-acidente, auxílio-doença, auxílio-reclusão, benefício de prestação continuada, pensão por morte, salário-família, salário-maternidade, salários de benefício e de contribuição e seguro de acidente de trabalho. No entanto, para fazer a consulta do benefício INSS aconselhamos que você acesse a página do INSS benefício.

No caso de dúvidas veja o manual de perícia médica da Previdência Social.

Pericia INSS - Agendar perícia, resultado, agendamento, 2.2 out of 5 based on 6 ratings