Você já deve ter se deparado com um pedido de exame admissional. Mas afinal, o que é, para que serve e onde posso fazer um?  Um exame admissional nada mais é que um exame médico geral, feito de maneira bem simples e rápida, que todas as empresas são obrigadas a solicitar antes de contratar todo e qualquer funcionário. O exame admissional é previsto em lei, no artigo 168 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e serve para verificar se o trabalhador sofre com algum problema de saúde. Você pode pensar: mas porque a empresa se preocupa com uma pessoa que ainda nem foi contratada? Vamos explicar.

Exame Admissional – Para que serve?

Em linhas gerais, o exame admissional tem o objetivo de verificar e comprovar que o candidato à vaga de emprego dispõe de saúde física e mental para desempenhar as futuras funções. Se houver qualquer problema ou disfunção, talvez a pessoa não consiga atuar na área do emprego em questão. Um exemplo disso é uma pessoa que está participando de um processo seletivo para um emprego braçal, onde é nessesário fazer força e carregar pesos, mas tem um problema no joelho. Se ela entrar nesta vaga, estará pondo em risco não só a própria vida, mas também de todos que trabalham junto.

Outra função do exame admissional é detectar possíveis problemas de saúde e deixá-los anotados no exame, para que depois, quando for desligado da empresa, o trabalhador não diga que aquele problema apareceu devido ao tempo de trabalho. Por exemplo: uma pessoa que tem um problema de audição e começa a trabalhar em uma central de tele marketing. Quando pedi a conta ou for desligada, pode alegar que aquele problema de audição foi ocasionado pelo tempo que trabalhou no telefone. Isso pode gerar muito problemas trabalhistas para a empresa, como processos, multas e indenizações.

Exame Admissional – Como é feito?

O exame admissional é mais considerado como uma rápida visita ao médico, do que como um check-up, como deveria ser. Ele geralmente é bem simples e começa por uma breve entrevista sobre seu passado de doenças, possíveis sequelas, se você toma ou não algum medicamento constantemente ou ainda, se já sofreu algum acidente.

Após a conversa, o doutor passa aos procedimentos, como medir a pressão arterial, checar a respiração e os batimentos cardíacos. Isso é o básico. Algumas clínicas fazem outros tipos de testes como audição, voz, visão, motor, entre outros, dependendo do cargo em que pretende entrar.

Exame Admissional – Onde fazer?

Existem várias clinicas que realizam o exame admissional. Em algumas, inclusive, não é necessário nem marcar horário. Basta chegar e dizer que precisa realiza o exame. Como todo o procedimento não leva mais que alguns minutos, você não vai esperar muito, a não ser que tenha haja muita gente antes.

De qualquer forma, procure se informar melhor com amigos na sua cidade, com certeza saberão indicar uma boa clínica ou consultório.

Exame Admissional – Quanto custa?

Como dito acima, por ser um exame básico e rápido, seu valor também não é alto. O preço varia entre R$ 10,00 em cidades menores, onde há menos procura, e R$ 50,00 em metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, entre outras. Lembrando que ele é obrigatório e deve ser entregue na empresa antes de começar a s atividades.

Se sua empresa não pedir, talvez não seja tão confiável assim.

Para começar no novo trabalho você também precisará de uma atestado de antecedentes criminais.

Exame Admissional - Preços, endereços e telefones por cidade, 4.7 out of 5 based on 3 ratings