consulta IPVA 2012Vai chegando o final do ano e todos começam a se preparar para pagar os impostos do ano novo. Por isso, quanto antes realizarmos a consulta IPVA 2012, melhor, pois podemos no programar para não ficar apertado. Já estão disponíveis as tabelas com os valores e os descontos para todos os veículos, sejam carros de passeio, utilitários, motocicletas, entre outros. Os contribuintes, através da consulta IPVA 2012, podem optar pela forma de pagamento que se encaixe melhor no seu orçamento.

Consulta IPVA 2012 – Como é feito o cálculo?

Para calcular o valor do imposto, é utilizado o valor venal do veículo. Cada alíquota varia de acordo com o estado, tipo de veículo, combustível. entre outros fatores. Por incrível que pareça, em 2012 o valor do IPVA será menor, comparado ao de 2011. Em São Paulo houve queda de 3,75% no geral, sendo menos 5,56% para motos e 3,34% para carros.  A tabela ficou assim:

  • Carros a gasolina ou bicombustíveis: 4%
  • Carros a etanol, gás ou elétricos: 3%
  • Caminhonetes cabine dupla: 4%
  • Caminhonetes simples, utilitários, motos, ônibus e micro-ônibus: 2%
  • Caminhões: 1,5%
Portanto, para fazer a consulta IPVA 2012, basta acessar a tabela de valores venais online, que tem a lista completa de veículos, encontrar seu carro e calcular segundo a porcentagem em que ele se enquadra.
Já a taxa de licenciamento aumentou 6,77%, custando agora R$ 66,38. Esta tem prazo máximo até 2 de abril de 2012.

Consulta IPVA 2012 – O que é IPVA e para que serve?

A sigla IPVA significa Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores. A taxa é estadual, sendo que somente as unidades federativas e o distrito federal tem competência para instituí-lo. Você deve pensar que o dinheiro arrecadado serve para fazer a manutenção dos patrimônios públicos que são desgastados com o uso de tais veículos, como o asfalto das ruas, melhorias no trânsito, entre outros, mas não são. O IPVA tem função exclusivamente fiscal. Outro ponto que chama atenção é que, veículos automotores como aviões, helicópteros e barcos não pagam este imposto, que é destinado apenas a veículos terrestres.

O montante total arrecadado é dividido no meio, sendo que metade fica para o município que abriga o veículo e metade para o estado.

Consulta IPVA 2012 – Datas de pagamento

Cada veículo tem um dia determinado para pagar o IPVA. Através de uma consulta IPVA 2012 você pode saber qual é a data limite do seu veículo. O que determina este prazo é a terminação da placa do carro. Veja a tabela a seguir com todas as terminações de placas.

Terminação

  1. - 16 de Janeiro
  2. - 17 de Janeiro
  3. - 18 de Janeiro
  4. - 19 de Janeiro
  5. - 20 de Janeiro
  6. - 23 de Janeiro
  7. - 24 de Janeiro
  8. - 25 de Janeiro
  9. - 26 de Janeiro
       0. - 17 de Janeiro
Nestas datas pode ser pago o valor integral à vista, com 3% de desconto, ou a primeira parcela num total de três, que vencem 30 e 60 dias após a primeira.

Consulta IPVA 2012 – Onde pagar?

Após ter realizado a consulta IPVA 2012, você pode efetuar o pagamento em qualquer casa lotérica, banco ou até mesmo pela internet, desde que tenha o número do RENAVAN do seu veículo em mãos. Lembre-se que junto com o valor do IPVA estarão o valor do seguro obrigatório (DPVAT) e a taxa de licenciamento. Por isso, não se assuste!