emitir nota fiscalPara muitas pessoas que estão entrando no mercado de trabalho, emitir nota fiscal pode representar algo extremamente complicado, seja pela burocracia ou pela falta de experiência. Isso acontece porque existem diversos tipos de nota fiscal, referente ao trabalho desenvolvido, tipo de trabalhador, pessoa jurídica, entre outros diversos fatores. Para pessoa física, existe ainda outra maneira de emitir nota, que recolhe impostos proporcionais, chamada RPA que é para trabalhadores cadastrados como autônomos. Nos últimos meses o Brasil adotou a nota fiscal eletrônica NFe, que permite a empresa emitir nota fiscal através do meio digital. Isso exige um pouco de trabalho para o cadastramento, pois é necessário a autorização da Secretaria da Fazenda, no sistema NFe+ e o certificado digital.

COMO EMITIR NOTA FISCAL ELETRÔNICA

Para emitir nota fiscal eletrônica NFe+ primeiramente você deve ter uma empresa aberta e cadastrada, devidamente legalizada. Em seguida, é preciso se cadastrar no sistema NFe+ (nfemais). Depois do cadastro pronto, é necessário comprar o certificado de segurança modelo A1 em qualquer empresa que preste este serviço. Algumas dessas empresas, para agilizar o processo, já tem o arquivo pronto para ser enviado por E-mail, com cadastramento fácil ao NFe+ e ativo em qualquer navegador. Lembre-se apenas de verificar se a empresa que vai vender o produto é certificada e aprovada pela ICP-Brasil. Depois de tudo isso acertado, peça uma autorização para a Secretaria da Fazenda do seu estado.

COMO EMITIR NOTA FISCAL – PREENCHER

Existem mais de 50 formas diferentes de se preencher nota fiscal. Tudo vai depender de qual setor seu negócio se encaixa. Exemplos são consignação, importação, industrialização, doação, venda, sucata, empréstimo, mostruário, transferência, declaração, brindes, armazém, entre outros. Existem ainda formulários para a desinstalação das vias das notas fiscais, cancelamento de emissão de notas fiscais e a regularização de erros cometidos em emissão de notas fiscais.

PARA QUE EMITIR NOTA FISCAL?

Emitir uma nota fiscal basicamente serve para que o governo tenha um meio de cobrar impostos sobre qualquer tipo de movimentação financeira que uma empresa fácil. Ela também garante ao comprador a garantia sobre o produto ou serviço, que é previsto por lei, segundo o código de defesa do consumidor.

 

Como emitir Nota Fiscal - Emissão Nota Fiscal, 4.5 out of 5 based on 2 ratings